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Projectos

Cadeia de Valor

Princípios Orientadores de Negócio

Desde a sua fundação, a Delta assentou em valores sólidos e princípios humanos que se reflectiram na criação de uma marca de Rosto Humano, assente na autenticidade das nossas relações com todas as partes interessadas.

Com esta base, foram desenvolvidos os Princípios Orientadores de Negócio, os quais constituem uma ferramenta de gestão, o seu cumprimento é um requisito fundamental para o desenvolvimento de uma relação sólida e duradoira com as partes interessadas.

Um café por Timor

A Campanha "Um café por Timor, a qual visou a construção de infra-estruturas e escolas para a população, foi reconhecida pelo Social Accountability International com “positive Community Impact Award", em 2003. A intervenção em Timor pretendeu capacitar os produtores de café, valorizar o café timorense, investimento/oferta de equipamento para descasque do café e apoio para reconstrução de escolas, com vista a promover o desenvolvimento sustentado das comunidades.

Comércio Justo

A Delta Cafés defende a celebração de protocolos com o terceiro sector para o estabelecimento de parcerias e redes de Comércio Justo, as quais garantem o pagamento de um preço justo ao produtor e apoiam projectos de desenvolvimento das comunidades produtoras.

Origens Seleccionadas

O empenho da Delta Cafés nas origens conduziu a que os produtos da gama "Origens Seleccionadas Delta" incorporassem 30% de café certificado pela “Rainforest Alliance”. Esta certificação assegura que os agricultores cumprem os standards de conservação da natureza, com o principal objectivo de proteger os ecossistemas.

Os Nossos Princípios Empresariais

Desde a sua fundação, a Delta assentou em valores sólidos e princípios humanos que se reflectiram na criação de uma marca de Rosto Humano, assente na autenticidade das nossas relações com todas as partes interessadas, numa lógica de cada parceiro “um Amigo”. A origem, a personalidade e o carácter do nosso fundador determinam os nossos valores e o desenvolvimento de uma gestão responsável de rosto humano que constitui o nosso ADN organizacional. Este modelo de gestão está baseado na criação e partilha de valor pelas partes interessadas, dando origem a um desenvolvimento sustentável do negócio através da criação de vantagens competitivas excepcionais.

Com esta base, desenvolvemos os nossos princípios que constituem uma ferramenta de gestão, que nos orienta na acção e nas relações com as partes interessadas. O respeito dos Nossos Princípios Empresariais é requisito fundamental para o desenvolvimento de uma relação sólida e duradoira com todas as partes interessadas.

Desenvolvimento Sustentável

Nós não somos partidários de benefícios imediatos que comprometam o desenvolvimento sustentável da empresa e da comunidade. No entanto, reconhecemos a necessidade de assegurar um retorno sustentável, a longo prazo, para garantir o cumprimento dos objectivos das partes interessadas, através de um processo de inovação e investimento responsável, de forma a manter a liderança do mercado nacional e progredir no processo de internacionalização da marca.

Apostamos na promoção da capacitação Profissional para a Mudança dos Colaboradores, enquanto Cidadãos Activos.

Asseguramos uma contribuição pró – activa para a criação e sustentabilidade de “Comunidades Competitivas”, através da dinamização de parcerias e redes de desenvolvimento envolvendo os colaboradores, os media, os parceiros comerciais, os organismos públicos ou privados e as organizações ou órgãos de gestão locais no desenho e implementação de projectos para aumentar a competitividade das comunidades.

Integridade Normativa e Transparência:

Partilhamos os princípios explícitos no Pacto Global das Nações Unidas que pauta o desenvolvimento da sua actividade por práticas transparentes, íntegras e solidárias com todas as partes interessadas e espera a mesma atitude dos seus parceiros.

A publicação do Relatório de Contas assegura a divulgação a todas as partes interessadas de informações relevantes sobre a nossa empresa, nomeadamente, no que respeita à situação financeira, desempenho e investimentos. Simultaneamente, procedemos anualmente, a auditorias externas por auditores independentes, de modo a oferecer garantias externas e objectivas a todas as partes interessadas de que as demonstrações financeiras reflectem correctamente a posição financeira e o desempenho da empresa.

Atendemos que os nossos colaboradores e parceiros comerciais, respeitem os interesses da companhia, no que diz respeito a práticas de suborno, corrupção e favorecimento a entidades públicas.

“ Um Cliente, um Amigo”

Somos uma empresa centrada nos clientes/consumidores, queremos contribuir de forma activa para a criação de valor no negócio dos nossos clientes. Para tal, apostamos na investigação e no desenvolvimento de produtos e serviços com maior valor acrescentado, procurando o equilíbrio económico, social e ambiental.

Temos como objectivo a produção e comercialização de bens e serviços com segurança e qualidade, praticando um preço justo, garantindo assim a rastreabilidade total dos nossos produtos.

Comunicação

Promovemos uma política de comunicação informativa, respeitando os princípios da transparência, da qualidade de informação relacionada com os produtos, serviços, rotulagem e conteúdos promocionais, promovendo a emergência do “Consumo Responsável”.

As nossas comunicações dirigidas aos consumidores não contêm alusões à violência, maus-tratos ou linguagem desadequada. O seu conteúdo é apropriado ao país e à cultura de destino, não advogam atitudes discriminatórias ou ofensivas para nenhum grupo político, religioso, étnico cultural ou social.

Inovação Responsável, Excelência e Liderança

Temos como prioridade a implementação de uma “cultura de inovação e conhecimento partilhado”, potenciadora de competitividade e de excelência duradoura.

O nosso modelo de gestão partilhada valoriza a capacidade empreendedora e o “espírito de melhoria contínua” das partes interessadas. Neste sentido, colaboramos com os fornecedores, parceiros comerciais, universidades e Organizações não Governamentais, com vista ao aperfeiçoamento contínuo dos nossos produtos e serviços, desenvolvendo tecnologias e procedimentos com o objectivo de aumentar a competitividade da cadeia e orientando a organização para a inovação responsável.

Qualidade, Saúde, Segurança e Ambiente

A nossa exigência constante na melhoria exigiu o desenvolvimento de um Sistema de Gestão Integrado, de forma a reduzir os impactes ambientais e riscos de saúde e segurança para os nossos colaboradores, clientes, parceiros comerciais e comunidade em geral.

A monitorização é realizada através de indicadores, definidos no Relatório de Responsabilidade Empresarial e analisados pela Administração, de forma a garantir o cumprimento dos objectivos. Este relatório é submetido a uma verificação independente, por forma assegurar-se a transparência do processo.

Respeito pelos Direitos Humanos

Apoiamos plenamente os princípios contidos no Pacto Global, em matéria de Direitos Humanos. Desde modo, a Delta promove o respeito pelos Direitos Humanos como um critério formal no processo de criação de valor e na tomada de decisão de investimento e/ou aquisições, assegurando que os seus parceiros comerciais não são cúmplices em violações de Direitos Humanos.

Colaboradores

Consideramos que os nossos colaboradores são o activo mais valioso da nossa empresa, assim sendo, apostamos nas condições laborais, nomeadamente na Higiene e Segurança; no desenvolvimento profissional dos nossos colaboradores, implementando programas integrados de formação contínua, promovendo a capacitação e a promoção de talentos; potencializamos uma melhor conciliação entre a actividade profissional e a vida familiar; e incentivamos o envolvimento de todos os colaboradores no desenvolvimento sustentável do grupo e da comunidade.

Promovemos a diversidade e a igualdade de oportunidades como valores essenciais, desenvolvemos políticas explícitas de não discriminação, nos processos de admissão, formação e de progressão de carreira, tendo como base o género, a raça, a classe social, as deficiências, a nacionalidade, a orientação sexual, as opções religiosas, a associação a sindicato ou a filiação política. Apostamos numa resolução de conflitos humanizados sem qualquer tipo de punição e coerção corporal ou mental. No que diz respeito, ao trabalho forçado, a Delta preza integralmente os contractos, horários de trabalho de todos os funcionários, não se envolvendo na utilização de trabalho compulsório. Cumprimos com a obrigação legal no que concerne ao horário de trabalho e feriados públicos de acordo com a legislação de cada país e sob os princípios da Organização Internacional do Trabalho. Assumimos uma política de renumeração justa que atende às necessidades básicas dos colaboradores e proporciona uma qualidade de vida substancial às famílias.

Parceiros

Comprometemo-nos a garantir junto dos nossos fornecedores, a implementação destes princípios na sua cadeia de fornecimento (incluindo subcontratados) de forma a que os mesmos estejam em conformidade com a SA8000, participando em actividades de monitorização, identificando a causa raiz e implementando acções correctivas.

Condenação do Trabalho Infantil

É proibida a utilização de mão-de-obra infantil em qualquer etapa dos nossos processos, em todas as empresas do Grupo. Contudo, temos consciência da gravidade do problema e da complexidade da resolução em determinados países. A Delta acredita que as relações de parceria com os fornecedores e as auditorias efectuadas aos mesmos contribuem para a atenuação do problema e para a sensibilização dos responsáveis, conseguindo implementar melhorias contínuas em todos os intervenientes da cadeia de abastecimento.

No entanto, as diferenças culturais e o nível de desenvolvimento social e económico podem influenciar negativamente os esforços internacionais no combate ao problema, e por isso o Grupo acredita que uma solução estrutural não pode ser radical porque depende dos outros intervenientes e do nível de congruência e consonância das estratégias utilizadas pelos mesmos.

Sustentabilidade nas Origens

Estamos conscientes que o comércio justo e o comércio sustentável são meios fundamentais para integrar as economias e combater as assimetrias entre as diferentes regiões do mundo e permitir uma distribuição mais justa e equitativa da riqueza.

Este comércio constitui uma alternativa ao comércio convencional e rege-se por valores éticos, sociais e ecológicos. Pretende fomentar a capacitação dos trabalhadores locais e a criação de boas condições de segurança e higiene, promovendo a aplicação da legislação nacional e das convenções internacionais, em matéria de Direitos Humanos. Ambiciona, igualmente, incentivar práticas ambientalmente responsáveis, nomeadamente, conservação dos solos, gestão sustentada da plantação, poupança de água e recurso às energias renováveis, de modo a não condicionar o futuro das gerações vindouras. O comércio justo implica ainda o pagamento de um preço mínimo para com os produtores, permitindo assegurar uma receita fixa para as suas actividades, o que resulta num desenvolvimento económico-social dos colaboradores e da comunidade.

Defendemos a celebração de protocolos com as ONG’S para o estabelecimento de parcerias e de redes de Comércio Justo, as quais garantam o pagamento de um preço justo ao produtor, apoiem projectos de capacitação dos produtores e fomentem a sustentabilidade ambiental, promovendo práticas amigas do ambiente.

Nesta óptica, tanto Comércio Justo como o Comércio Sustentável são verdadeiros instrumentos de cooperação para o desenvolvimento dos países mais pobres, em especial para os pequenos produtores e trabalhadores marginalizados, ao favorecer o desenvolvimento de projectos sociais e ambientais.

Responsabilidade Ambiental

Assumimos os objectivos do Desenvolvimento do Milénio, o nosso compromisso com o ambiente traduz-se na estimulação de um Crescimento Económico Sustentável, apostando na eco – inovação para minimizar os impactes ambientais, de forma a não comprometer os interesses das gerações futuras.

Procuramos desenvolver novos produtos ambientalmente mais responsáveis, diminuindo o consumo de energia e recursos naturais, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa, promovendo a utilização de fontes de energia renováveis e fomentando práticas de reciclagem e de eliminação responsável dos resíduos industriais.

Realizamos anualmente auditorias energéticas, medições dos consumos de água e medições dos gases emitidos no decurso da nossa actividade. Procedemos à comunicação pedagógica da informação recolhida às partes interessadas.

Livre Concorrência

Comprometemo-nos a agir lealmente dentro da legalidade com todos os competidores, não recorrendo a práticas restritivas que impeçam a concorrência de competir com a Delta.

Condenamos expressamente práticas ilegais de concorrência desleal para a obtenção de vantagens competitivas na interacção com as diversas partes interessadas.

A selecção, qualificação e avaliação de fornecedores e parceiros dependem da observação das normas da qualidade, das condições comerciais, dos prazos definidos, do cumprimento da legislação laboral, social e fiscal e de critérios específicos de responsabilidade social e ambiental, nomeadamente da proibição do trabalho infantil e trabalho forçado, as politicas de saúde e segurança e adopção de padrões ambientais.

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